sábado, 28 de fevereiro de 2009

Benignidade ou Bondade?


Nesses últimos tempos tem-se falado muito em ser bom. Mas a humanidade antes de agir com bondade deve desenvolver a benignidade, que é um caráter de quem é verdadeiramente bom. Quando ouço alguém dizer: “Eu sou bom!” Fico preocupado com tal pessoa, uma vez que o próprio Cristo em forma humana, não tomou para si tal característica.
O que levou “tal” pessoa a ter uma atitude “bondosa”? É claro que acredito que o ser humano tem momentos de atitudes boas, mas a sua essência é má por natureza.
O que eu quero dizer é que momentos de bondade, pode ocultar em sua maioria uma 2ª intenção.
Ser benigno implica em agir a favor de outro, independente de quem ele seja ou o que faça. É algo que vem de dentro, é um sentimento divino, puro, honesto...
O “sujeito” pode ser bom até que lhe magoem, o benigno mesmo sendo magoado continua fazendo o bem.
Uma vez li de um autor desconhecido acerca da bondade e da benignidade ele se expressou desta forma:

“Se eu tiver fome e você me der pão para eu comer isto é bondade, mas se você passar geléia nele isto é benignidade”.


A bondade faz o que é certo muitas vezes, mas a benignidade faz de coisas simples, especiais. A benignidade vai além de interesses próprios, ou do que é certo, ultrapassa; pois enxerga com os olhos do coração.
Jesus nos ensinou o que é benignidade em Mt.5:44:

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem...

Acredito na benignidade do ser humano para melhora da nação; mas não em sua bondade! Antes de agir com "bondade", devemos pensar com benignidade. Só assim agiremos com menos egoísmo e hipocrisia.Ser bom é passageiro, mas ser benigno é "ser eterno".

11 comentários:

d disse...

muito lindo tudo que li até a última linha...
concordo pelenamente e aprendi mto aq...parabéns...

Anônimo disse...

muito lindo a sua colocação e definição. Parábens nota 10.Vou usar para ensinar outras pessoas.

Anônimo disse...

Gostei muito! parabéns! Que Deus continue te abençoando.

Calebe Ribeiro disse...

Gostei muito dessa sua mensagem. Que Deus te inspire cada vez mais.
Vou deixar o link do meu blog:
http://sabias-palavras.blogspot.com

Unknown disse...

Que lindo!!! só pode ter vindo do coração de Deus!

Anônimo disse...

que o senhor esteja sempre com vc.

Anônimo disse...

Gostei do texto... me edificou

Anônimo disse...

Eu estava estudando as escrituras, e me deparei com o fruto do espírito(Gálatas 5:22), onde fala sobre benignidade e bondade...então resolvi procurar no google um significado que diferenciasse essas duas palavras para mim que aos meus olhos pareciam exatamente iguais. Então achei esta blog e comecei a ler o post sobre benignidade e bondade, e realmente foi muito edificante para mim, pois pude perceber de forma direta a diferença entre uma palavra e outra. Que Deus nos ajude a sermos benignos e não apenas bons! Deus os abençõe!

Anônimo disse...

Que benção!
Concordo plenamente com o comentário acima ^^
comigo foi da mesma forma.
Deus vos abençoe.

Anônimo disse...

Muito lindo Deus continue te Abencoando meu irmao Amem..

Anônimo disse...

muito bom

Postar um comentário

Você estará edificando vidas com o seu comentário.
Deus seja contigo. Obrigada

 
BlogBlogs.Com.Br