terça-feira, 30 de junho de 2009

Renúncia e Entrega


A renúncia de si mesmo é um requisito indispensável para que alguém seja discípulo de Jesus. Isto significa a voluntariedade em abrir mão dos próprios interesses afim de segui-lo fielmente.

A cruz inclui aflições, perseguições, tribulações; isto tudo de modo claro e explícito.

Jesus colocou diante dos discípulos uma crucial decisão a ser tomada. Ele afirmou que : Qualquer que quiser salvar sua vida perdê-la-á. (Lc.9:24)

A vida humana por melhor que seja, é efêmera e passageira. Mas, infelizmente muitos tem perdido a salvação por conta dos cuidados deste mundo. Há os que não querem perder a condição financeira pois, no dever de carregar a cruz, deverão renunciar os negócios escusos, sonegação, compra e venda de produtos ilícitos... Há também os que não querem deixar a fornicação, adultério, a mentira, as propinas e por aí a fora. Ou seja não querem renunciar!

“Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lc.14:33)

O ensino de Jesus é claro a este respeito, requerendo do cristão que ele busque o Reino de Deus em primeiro lugar, a cada dia, levando sempre até a volta d’Ele, a sua cruz.

Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.(Fp. 3:7-8)

Gosto muito deste texto e quero dividi-lo contigo para uma melhor meditação:

O Senhor nunca ilude os seus, prometendo-lhes caminhos fáceis e luminosos. Não os atrai nem os compra com o ouro do engano. Não lhes oferece riquezas que pelo seu esplendor ocultassem o sofrimento, nem diademas que fizessem esquecer a dolorosa coroa de espinhos. Não. Logo nos primeiros passos de nossa jornada, projeta-se a escura sombra da cruz. “Se alguém quer vir... tome cada dia a sua cruz e siga-me”.
Mas é nessa sombra que o sol se descobre, nessa aparente maldição que a Sua benção espera por nós.
O próprio ato de levar a cruz aumenta a nossa força.
Este é o paradoxo da Graça. Poderosas forças transitam do peso que nos verga para o espírito que nos
liberta. Ao tomarmos, corajosamente, sobre os ombros o nosso fardo, eis que um maravilhoso sopro nos visita o
coração e uma estranha leveza nos envolve. O lenho da cruz torna-se árvore viva e uma secreta e misteriosa
seiva nos percorre a alma.
Rejeitar a Cruz é então, loucura das loucuras!
Porque ao recusarmos a fraqueza, fugimos à força; ao esquecermos o dever, escapamos à inspiração; ao pouparmos o nosso sangue, ficamos anêmicos para sempre! “Qualquer que por amor de Mim, perder a sua
vida, salva-la-á”.
John H. Jowet (adaptado)

4 comentários:

Inspiração disse...

Renúncia!
Que não prostremos nosso coração no físico... .

Senna disse...

Monica você nos traz uma reflexão ótima para os dias de hoje, ninguém quer perder o seu "estatus" para seguir verdadeiramente a Cristo, o pior é que muitos dos nossos irmãos estão iludidos com falsas doutrinas ensinadas por ai, de que o crente não pode ser pobre por que seu Deus é dono do ouro e da prata, um absurdo, porventura Cristo não escolheu os pobres desse mundo para serem ricos na fé, é pela fé que alcança a coroa da vida;;;;
Gostei muito do seu comentário no meu blog obrigado;;;creianapalvra.blogspot.com

Alessandra disse...

Monica,extrema verdade esta.Até mesmo as Igrejas e os líderes estão fadados muitas vezes a demonstrar através da prosperidade que Deus é com ele.Isso pé terrível,mas eu quero tomar minha cruz e seguí-lo todos os meus dias...TCHAL,UM ABRAÇO,ATÉ A PRÓXIMA!

Laguardia disse...

Jesus Cristo morreu na cruz por meus pecados. A salvação é de graça. Não tenho que fazer nada para ganhar a salvação a não ser aceitar a Cristo.

Como gratidão e por amor retribuo esta dádiva de Deus com serviço ao próximo.

Pelos frutos os conhecereis, disse Jesus. Os frutos não são riqueza ou poder para mim. Os frutos são os frutos do amor ao próximo.

Postar um comentário

Você estará edificando vidas com o seu comentário.
Deus seja contigo. Obrigada

 
BlogBlogs.Com.Br