quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Religiosidade: Elemento desvirtuador


Questões puramente religiosas nos separa de Deus, fecha o entendimento das coisas espirituais.
JESUS FOI MORTO POR RELIGIOSOS!

Haviam 2 grupos que escarneciam de Jesus na cruz:
Os ignorantes que não tinham a mínima idéia que estava se cumprindo as escrituras, pois também não a entendia.
Os religiosos conheciam as escrituras,pensavam ser donos da verdade mas não reconheciam e não compreendiam o Cristo; filho de Deus que era a própria verdade.
Acredito que ambos oravam a Jeová e iam até mesmo ao templo.

Em Jo.4:20 temos o relato da mulher de samaria.
Os samaritanos não falavam com os judeus e o motivo era religioso: Os Samaritanos criam que o lugar de se adorar a Deus era no monte Gerezim enquanto os judeus acreditavam ser em Jerusalém.
Nesta passagem, Jesus não somente fala como também pede água, talvez buscando uma aproximação, pois já “esperava” que não falasse com Ele, pois era judeu (a roupa o denunciava).

Jesus pede água, mas deixa claro que se ela pudesse enxergar além...ela é quem deveria lhe pedir água viva, pois diante dela estava a Fonte de Salvação.
Ela não sabia, mas era extremamente religiosa, não entendia o espiritual.
“ Tu és maior que Jacó q. nos deu este poço?” Visão carnal, materialista, provocadora...
Jesus tenta abrir-lhe os olhos espirituais. Ele tenta de outra forma, linguagem mais humana para lhe despertar o espiritual, toca-lhe na “ferida”: o marido. Ela se desperta e já O vê como um profeta.

Naquele momento ela com sua religiosidade aplica um elemento desvirtuador - O local de adoração.
O senhor sabiamente lhe mostra que a ATITUDE é mais importante que o LUGAR. Não importa a denominação, Jesus não pregou religião nem tão pouco costumes.
Tua religiosidade ou a tua ignorância faz com que você encontre dificuldades de ser alcançado por Jesus.
"Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio..." At.17: 22-24


"A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo".Tg.1:27


"Acho que Jesus nem bebeu a água. Para Ele era mais importante saciar espiritualmente aquela mulher do que sua sede física.Orar antes de comer, de dormir, quando sai, quando precisa...é bom mas não te faz verdadeiramente um Cristão, talvez um religioso. Deus quer atitude de salvo. Coração aberto p/ ouvir a palavra e praticá-la em comunhão com seu próximo.

7 comentários:

Unknown disse...

Concordo quando diz sobre as dificuldades de ser alcançado por Jesus.Acho que os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho ,mas na escolha.Jesus veio para mudar hábitos,transformar vidas.Deixemos de lado a religiosidade e tradições.Olhemos pra Jesus!

Aron disse...

Olá Mônica,
O seu texto mostra dois pontos ambivalentes que teimam em se misturar ilusoriamente em um e, assim, desencaminhar as pessoas.
Basta um olhar em Jesus, pura e simplesmente, para que estas e outras coisas secundárias se evaporem.
Um abraço.

Unknown disse...

Na bíblia encontramos um grande religioso, Saulo de tarso. Matou, perseguiu, humilhou... em prol de sua religiosidade, mas quando teve um verdadeiro encontro com Jesus pôde então compreender que tudo que viveu era fruto de ensinos humanos.

Anônimo disse...

A religiosidade só gera equívocos em relação a verdadeira fé.
Tenho gostado muito das postagens deste blog e dos comentários. Parabéns a todos.

Anônimo disse...

A religiosidade só gera equívocos em relação a verdadeira fé.
Tenho gostado muito das postagens deste blog e dos comentários. Parabéns a todos.

Fulvio Ribeiro disse...

Olá mônica,em minha simples opinião a religiosidade é uma fera que esta todos os dias com sua enorme boca aberta querendo nos devorar,e se não atentar-mos,ela pode nos engolir a qualquer instante.
Abraços e muita Paz.

Anônimo disse...

Puxa Mônica, por que demorei tanto para enxergar e entender como você? Acho que sei qual seria a resposta!!!

Postar um comentário

Você estará edificando vidas com o seu comentário.
Deus seja contigo. Obrigada

 
BlogBlogs.Com.Br