quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Caráter da Fé


O grão de mostarda é a mais pequena de todas as sementes que há, mas quando desenvolvida transforma-se na maior de todas as hortaliças, dando origem a uma grande árvore.
Nós, seres humanos temos um "entendimento" quanto ao tamanho: o menor deve ser ignorado, por dar a impressão de fragilidade!

Jesus traçando um paralelo entre o grão de mostarda e a fé nos mostra humanamente que, por menor que seja a fé é poderosa para realizar grandes feitos.

“Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostrada direis a esta amoreira desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria”.(Mt.17:06)

Em outras versões, a bíblia termina dizendo: “...e nada vos será impossível”.

Quando analiso a questão de tamanho de fé, penso eu que Jesus colocou desta maneira para um melhor entendimento humano, pois entendo através da palavra a qual nos afirma que Deus não vê como vê o homem.

Esta comparação entre fé e grão de mostarda, chega a ser paradoxal quando Jesus diz a Pedro: “homem de pouca fé” (Mt.14:31). Ele não quis qualificar a fé de Pedro; compreendo que na verdade não é o tamanho e sim a intensidade desta fé. Pedro com sua pouca ou pequena fé, ousou a dar um grande passo sobre o mar, porém não cultivou durante o vento.

Acho que toda árvore vem de uma semente, mas o grão de mostrada sobressai por sua capacidade, por seu desenvolvimento com a chuva, sol, vento, tempestades... meios importantes e necessários que exigem perseverança e resistência.
Esta comparação para mim nada mais é que um paralelo de caráter intensivo.

“Ora sem fé é impossível agradar a Deus” Hb.11:6

Este versículo deixa claro que não há qualificação quanto ao tamanho de fé que agrada a Deus, no entanto, acredito em Cristo que o importante é o caráter de sua fé.

4 comentários:

Inspiração disse...

Compreendo que quando o Senhor alude a fé a um grão de mostarda, o propósito deste contexto é sobretudo didático, ou seja, é uma metáfora; uma forma de materializar (didaticamente) o abstrato, potencializando o sentimento. Porém, o Criador de todas as coisas, incentiva o ser humano a trazer para o mundo real, desejos boms produtos de fé. Em síntese, a realidade consoante a vida amplifica-se.

Caminho Estreito disse...

Para Deus não importa se é fé "grande ou pequena", até porque para Ele a idéia de grandeza (medida) vai além da nossa imaginação.
Compreendi o que quer dizer com o carater da fé e isto foi muito ilucidativo. Um abraço

Dany disse...

Também não acredito em fé grande ou pequena. "Acredito" em fé.

Simone disse...

Concordo com você que quando diz que Pedro com sua pouca ou pequena fé, ousou a dar um grande passo sobre o mar, porém não cultivou durante o vento. A fé que dizemos ter,deve ser crescente e não temporal.

Postar um comentário

Você estará edificando vidas com o seu comentário.
Deus seja contigo. Obrigada

 
BlogBlogs.Com.Br